Primeiro projeto de Cidade inteligente com rede multisserviços formada a partir da automação da iluminação pública integrando serviços como gestão de consumo de energia e água, gerenciamento de frota e segurança pública. Além de um circuito de medição com residências, comércios, iluminação pública e transformadores conectados todos na mesma rede. Tudo gerenciado e monitorado por um Centro de Controle na prefeitura.
Projeto em operação há quatro anos com reais benefícios ao município como diminuição do consumo de energia de iluminação pública, racionalização do consumo de energia e água dos prédios públicos, redução de gastos com frota pública, melhoria da segurança, dentre outros.
Implementação de pontos de telegestão individual em luminárias LED permitindo monitoramento em tempo real e geração de ordens de serviços de manutenção de forma automática à partir de alertas gerados pelo sistema. Reduzindo custos operacionais com rondas e oferecendo um melhor serviço ao cidadão
pontos de telegestão
de iluminação LED
detecção de falhas
em tempo real
Implementação de pontos de telegestão individual em luminárias convencionais de alto rendimento propiciando uma gestão pró ativa dos pontos de iluminação através da detecção de falhas em tempo real.
pontos de telegestão
de iluminação
deteção de falhas
em tempo real
Surgiu da necessidade da empresa EDP/BANDEIRANTE ter um sistema moderno, com características adequadas a realidade brasileira, para minimizar a inadimplência das unidades consumidoras e combater algumas causas de fraude e furto de energia elétrica, automatizando o processo de leituras e a operação de Corte. Foram instalados mais de 2.000 pontos. OBJETIVOS Os principais objetivos traçados foram: • Trocar todos os medidores por novos, que são eletrônicos e de baixo custo • Instalar os dispositivos de automação juntamente com os novos medidores • Comprovar o retorno de investimento no menor prazo possível • Melhorar os serviços prestados aos clientes • Executar corte / religação em medidores eletrônicos e eletromecânicos • Reduzir custos operacionais • Fazer inspeção em toda a rede
de resposta imediata
de comunicação
resultado esperado era de 90%
de leituras com sucesso
comparado com os estudo inicial de ROI
apresentado e aprovado pelo cliente